Regimes de caixa e competência

Documentação Meu Dinheiro > Manual > Regimes de caixa e competência
O sistema permite apurar os resultados financeiros pelos regime de caixa e de competência. 

O Regime de caixa considera as movimentações financeiras na data da efetiva de entrada ou saída dos recursos e o regime de competência na data do fato gerador das mesmas. Por exemplo, uma compra/venda de R$300,00 realizada hoje para pagamento/recebimento em 3 parcelas de R$100,00 em 30, 60 e 90 dias. Na visão do caixa, serão considerados as datas e os valores dos pagamentos/recebimentos das parcelas. Na visão de competência, o valor integral da compra/venda, será considerado na data de hoje.

Para utilizar o regime de competência, é preciso habilitar a data de competência nos lançamentos financeiros na tela de configurações de utilização. Caso a data de competência não seja utilizada, o sistema utilizará a data de caixa para apuração na visão de competência. Os lançamentos de cartão de crédito sempre terão a data de competência, que é igual à data de realização da compra, já a data de caixa é a data do vencimento da fatura.

OBS: Caso a utilização do campo de data de competência esteja desabilitada, os lançamentos parcelados em contas diferentes de cartão, terão a competência considerada na data da parcela, ou seja, serão considerados de forma igual a regime de caixa.