Metas de receitas e despesas

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As metas de receitas e despesas auxiliam no planejamento financeiro e controle do orçamento, através do estabelecimento de metas mensais por categoria. Para definir as metas, basta clicar no botão de adicionar da tela abaixo:


As metas de despesas e receitas devem ser definidas separadamente, utilizando as abas correspondentes no topo da página.

Após clicar no botão de adicionar, a tela de definição abaixo é exibida:



A tela exibe as categorias e uma coluna de definição do valor da meta do mês, além de duas colunas com os valores das metas definidas no mês anterior e no mesmo mês do ano anterior. Estes valores podem ser utilizados para preencher automaticamente os valores do mês, conforme imagem abaixo:



Para exibir/definir metas para subcategorias, basta clicar sobre a categoria pai, conforme imagem abaixo:



Após a definição das metas, é necessário clicar no botão "SALVAR" e escolher, na tela abaixo, o mês final de validade das mesmas.



A opção "Sobrescrever metas já definidas com os novos valores" fará com que os valores, eventualmente, já definidos, para os meses do período de repetição, sejam substituídos pelos novos valores definidos.

Após a definição das metas, sua evolução pode ser acompanhada na tela de acompanhamento das metas, que é composta por duas partes, saber:

O lado esquerdo contém um painel de navegação entre o meses, um resumo e a possibilidade de alternar o modo de visualização para a visão de caixa ou competência.



Do lado direito fica o painel dos gráficos por categoria, que tem um barra de topo, onde é possível exibir/esconder subcategorias, imprimir o conteúdo e alternar a visualização entre:

Situação confirmada: As metas são apuradas considerando apenas os lançamentos normais com status confirmado e conciliado.

Situação projetada: As metas são apuradas considerando todos os lançamentos, independente do status. Neste caso, os lançamentos pendentes são todos considerados no mês corrente.



No painel de acompanhamento, as metas são organizadas pelo seu percentual de realização, em ordem decrescente.

As cores do gráfico de barras variam conforme o percentual de realização:

Verde     > Situação confortável: despesas até 70% ou receitas a partir de 100% da meta prevista.

Amarela  > Situação de alerta: despesas entre 70% e 100% ou receitas entre 30% e 100% da meta prevista.

Vermelha > Situação crítica: despesas a partir de 100% ou receitas até 30%.

As metas também podem ser acompanhadas na visão geral nos painéis "Metas de despesas" e "Metas de receitas". Em ambos é possível alternar o modo de visualização entre total e por categoria e a situação entre confirmada e projetada, conforme imagem abaixo: