Integração Contábil (Beta)

Configurar plano de contas e exportar a movimentação financeira para seu sistema contábil.

A partir do plano Empresarial 2, é possível configurar o plano de contas do seu sistema contábil e facilmente relacionar as contas contábeis às categorias, contas e centros do Meu Dinheiro, de forma a gerar um arquivo com a movimentação financeira para a importação no sistema de contabilidade.

Para isto, basta acessar a opção integração contábil no menu principal do sistema, conforme imagem abaixo.

Menu Integração Contábil

Importação e configuração do plano de contas contábeis

O primeiro passo para integrar o Meu Dinheiro com o sistema contábil é importar e configurar o plano de contas do sistema de contabilidade. Esta configuração consiste em vincular as contas contábeis do plano de contas às Categorias, Contas e Centros do Meu Dinheiro.

Para iniciar o processo é preciso baixar o modelo de planilha (.csv) na tela inicial do processo de integração contábil, conforme imagem abaixo.

Importar e configurar plano de contas

Modelo de planilha de importação e configuração do plano de contas contábeis

A planilha de modelo abaixo deve ser aberta em um editor de csv. Obs.: O arquivo modelo é separado por ponto e vírgula (;). Logo é importante que o leitor utilizado utilize este padrão (Excel) ou seja configurado para aceitá-lo (Ex. Google Planilhas).

Modelo de planilha de importação e configuração do plano de contas

Os dados originais do modelo são apenas de exemplo e devem ser substituídos pelas contas do plano de contas do sistema da contabilidade e Categorias, Contas e Centros do Meu Dinheiro.

As colunas E e F da planilha devem ser preenchidas com o código e a descrição das contas contábeis no sistema de contabilidade;

As colunas A e B devem ser preenchidas com as categorias e subcategorias do Meu Dinheiro que serão vinculadas às contas contábeis da coluna E. É importante preencher sempre as colunas A e B com nomes de categorias e subcategorias válidas no Meu Dinheiro.

A colunas C deve ser preenchida com as contas do Meu Dinheiro que serão vinculadas às contas contábeis da coluna E. É importante preencher sempre a colunas C com nomes de contas válidas no Meu Dinheiro.

A colunas D pode ser preenchida com centros do Meu Dinheiro que serão vinculados às contas contábeis da coluna E. É importante preencher a colunas D com nomes de centros válidos no Meu Dinheiro.

OBS.: Importante ressaltar que todas Categorias e Contas do Meu Dinheiro devem ser vinculadas a uma conta contábil do plano de contas contábil. A vinculação do Centros é opcional.

Gerenciar o plano de contas contábeis

Após a importação da planilha inicial de configuração do plano de contas, a tela abaixo é exibida, mostrando todas as contas e as vinculações com as Categorias, Contas e Centros do Meu Dinheiro.

Gerenciar plano de contas após importação

Nesta tela é possível adicionar novas contas contábeis, excluir e editar as contas contábeis existentes, bem como alterar manualmente os vínculos das mesmas com as Categorias, Contas e Centros do Meu Dinheiro.

Exportação do arquivo contábil

Após concluir a configuração do plano de contas contábeis é possível exportar a movimentação financeira, gerando um arquivo .csv que deverá ser importado no sistema da contabilidade.

Exportação da movimentação financeira para o sistema de contabilidade

Arquivo gerado para o sistema contábil

O processo de exportar a movimentação financeira gera um arquivo .csv, com os campos separados por ponto e vírgula (;) , conforme modelo abaixo.

Arquivo gerado para o sistema de contabilidade