Cartões de crédito

Documentação Meu Dinheiro > Manual > Cartões de crédito
Este módulo permite administrar e controlar as despesas realizadas com cartões de crédito, inclusive em cartões adicionais, gerenciar as faturas e conhecer, através da criação automática de lançamentos de prévia das faturas, o impacto dos valores futuros das mesmas no saldo de caixa,  fluxo de caixa e lançamentos de caixa.

Para isto, o primeiro passo é cadastrar o cartão de crédito no cadastro de contas.



Na criação da conta é preciso informar o limite de crédito e o tipo de limite, que vai definir como será calculado o limite disponível, e pode ser:

Limite total: O Limite disponível = Limite de crédito - Saldo devedor total do cartão;

Limite mensal: O Limite disponível = Limite de crédito - Valor da fatura no mês;

Limite indefinido: O Limite disponível indefinido.

Definir também os parâmetros da fatura, informando o dia de vencimento, a data de vencimento da primeira fatura em aberto no sistema, a quantidade de dias antes do vencimento em que a fatura será fechada, o saldo remanescente da fatura anterior, que será o saldo inicial do cartão, e a conta onde será gerado o lançamento de prévia da fatura.

Por fim, informar o nome do titular do cartão e dos cartões adicionais, caso existam.

Após cadastrar o cartão, é preciso lançar todas as despesas para compor o saldo final da primeira fatura em aberto, na tela de cartões de crédito, abaixo.

A tela cartões de crédito exibe todos os lançamentos e o resumo da fatura mensal. Permite incluir, gerenciar e realizar ações em lote sobre os lançamentos.

A tela tem do lado esquerdo o painel de navegação para a fatura desejada um resumo completo da fatura, além de informações do limite e o botão para "FECHAR E PAGAR A FATURA" . Do lado direito fica o painel dos lançamentos, que tem um barra de topo, onde é possível filtrar os lançamentos e imprimir o conteúdo.



No botão de adicionar existe também a opção de importar/conciliar a fatura, que permite que você mantenha o valor e lançamentos da fatura conciliados com os da fatura, em arquivos OFX /OFC ou planilha Excel, obtidos no site do seu banco.

Ao iniciar o processo é exibida a tela abaixo, onde é escolhido o formato do arquivo e a opção de que os valores do arquivo tenham o sinal invertido.




A primeira fase do processo é a conciliação, onde os lançamentos importados do arquivo são associados aos lançamentos existentes na fatura do sistema. Caso o valor e a data sejam os mesmos, a associação é sugerida automaticamente, caso contrário é necessário realizar a associação conforme imagem abaixo:





Após realizar todas as associações possíveis, é necessário clicar no botão "CONCILIAR MARCADOS E INICIAR IMPORTAÇÃO", para concluir a primeira fase.

Neste momento é exibida a tela de confirmação abaixo, onde é definido o que fazer com os lançamentos não associados nesta fase, que poderão ser transferidos para o processo de importação.



Para cancelar o processo, basta clicar no X no topo da tela.