Investimentos

Documentação Meu Dinheiro > Manual > Investimentos
O módulo de controle de investimentos permite gerenciar um carteira mista de investimentos, exibindo a posição consolidada dos rendimentos e saldos de toda carteira, bem como análise comparativa do desempenho de cada investimento. Permite gerenciar diversos tipos de aplicações financeiras, tais como poupança, fundos de investimentos, CDB´s e RDB´s, títulos públicos, moedas estrangeiras e ativos da Bovespa como ações, opções e fundos.

Os investimentos podem ser controlados de duas maneiras:

Criando contas de investimentos, para controle de poupança, fundos bancários, previdência privada, títulos de capitalização, imóveis, títulos bancários (CDB, RDB, LCA, LCI) e outros e realizando os lançamentos financeiros para apuração do saldo e rentabilidade;

Neste caso, o primeiro passo é criar uma conta de investimentos no cadastro de contas, utilizando a tela abaixo:



Contas com tipo de investimento poupança, títulos bancários (CDB, RDB, LCA, LCI) e outros, podem ter o saldo projetado automaticamente pelo sistema. Para isto, nos dois últimos, é preciso informar a taxa pré-fixada anual contratada (caso exista), o Indexador e o percentual do Indexador.

No exemplo acima, está sendo criada uma conta para controlar um CDB, com rendimento pós-fixado calculado com 95% do CDI.

A outra forma de controlar investimentos é com a realização de operações com ativos de mercado como títulos públicos, ações, opções, fundos Bovespa, moedas estrangeiras, fundos bancários e outros, a partir de uma conta corrente ou conta de investimentos, do tipo carteira de investimentos;



Neste caso, os ativos já comprados podem ser registrados no momento da criação/edição da conta, clicando em "DEFINIR CARTEIRA INICIAL DE ATIVOS", que abre a tela abaixo, onde devem ser informados, para cada ativo, o tipo, o nome ou código, a quantidade e o valor médio de compra, considerando os custos de aquisição (Corretagem e taxas).



Após o cadastramento das contas e carteira inicial, o gerenciamento deve ser realizado nas telas abaixo:

Carteira de Investimentos

Histórico de operações

Posição por ativo

Posição por conta

Evolução da rentabilidade

Imposto de renda

Configurações