Metas de orçamento
Definir e acompanhar metas de orçamento por categoria
O módulo de metas orçamento permite definir e acompanhar metas de receitas, despesas e investimentos, que auxiliam no planejamento financeiro e controle do orçamento, através do estabelecimento de metas mensais por categoria. Para definir as metas, basta clicar no botão de adicionar, nas abas específicas de despesas, receitas e investimentos, conforme tela abaixo.
Obs.: Apenas os lançamentos vinculados a contas na moeda padrão do sistema serão considerados na apuração de valores de metas realizadas.
Após clicar no botão de adicionar, a tela de definição abaixo é exibida.
A tela exibe as categorias e uma coluna de definição do valor da meta do mês, além de duas colunas com os valores das metas definidas no mês anterior e no mesmo mês do ano anterior. Estes valores podem ser utilizados para preencher automaticamente os valores do mês, conforme imagem abaixo.
Para exibir/definir metas para subcategorias, basta clicar sobre a categoria pai, conforme imagem abaixo:
Após a definição das metas, é necessário clicar no botão "SALVAR" e escolher, na tela abaixo, o período de validade das mesmas.
A opção "Sobrescrever metas já definidas com os novos valores", fará com que os valores eventualmente já definidos, para os meses do período de repetição, sejam substituídos pelos novos valores definidos.
Após a definição das metas, sua evolução pode ser acompanhada na tela de acompanhamento das metas abaixo.
O lado esquerdo contém um painel de navegação entre os meses, um resumo e a possibilidade de alternar o período e modo de visualização para a visão de caixa ou competência.
Do lado direito fica o painel dos gráficos por categoria, que tem uma barra de topo, onde é possível configurar a exibição das categorias e subcategorias, exibir ou esconder o painel de resumo, imprimir o conteúdo e alternar a visualização entre:
Situação confirmada: As metas são apuradas considerando apenas os lançamentos normais com status confirmado e conciliado.
Situação projetada: As metas são apuradas considerando todos os lançamentos, independente do status. Neste caso, os lançamentos pendentes são todos considerados no mês corrente.
No painel de acompanhamento, as metas são organizadas pelo seu percentual de realização, em ordem decrescente.
As cores do gráfico de barras variam conforme o percentual de realização:
Verde > Situação confortável: despesas até 70% ou receitas a partir de 100% da meta prevista.
Amarela > Situação de alerta: despesas entre 70% e 100% ou receitas entre 30% e 100% da meta prevista.
Vermelha > Situação crítica: despesas a partir de 100% ou receitas até 30%.
As metas também podem ser acompanhadas na visão geral nos painéis "Metas de despesas", "Metas de receitas" e "Metas de Investimentos".
O valor/percentual de realização das metas é definido, no caso de despesas e receitas, pela soma dos valores absolutos dos lançamentos vinculados a categoria de cada meta, abatidos os valores de estornos.
No caso de Metas de Investimentos:
Para contas correntes, os valores considerados na realização da meta são as transferências de saída para contas de investimentos (Carteira de ativos, Conta Poupança e Outros) sem metas definidas e compras de ativos. As transferências de entrada a partir de contas de investimentos sem metas definidas e vendas de ativos são abatidos do valor de realização da meta, podendo tornar esta realização negativa, caso a soma das entradas/vendas seja maior que das saídas/compras.
Para contas de investimentos (Carteira de ativos, Conta Poupança e Outros) com metas definidas, os valores considerados na realização da meta são as transferências de entrada. As transferências de saída destas contas são abatidas do valor de realização da meta, podendo tornar esta realização negativa caso a soma das saídas seja maior que das entradas.
Last updated