Cartões de crédito
Cartões de crédito
Permite administrar e controlar as despesas realizadas com cartões de crédito, inclusive em cartões adicionais, gerenciar as faturas e conhecer, através da criação automática de lançamentos de prévia das faturas, o impacto dos valores futuros das mesmas no saldo de caixa, fluxo de caixa e lançamentos de caixa.
Para isto, o primeiro passo é cadastrar o cartão de crédito no cadastro de contas.
Novo cartão de crédito
Na criação da conta é preciso informar o limite de crédito e o tipo de limite, que vai definir como será calculado o limite disponível, e pode ser:
Limite total: O Limite disponível = Limite de crédito - Saldo devedor total do cartão;
Limite mensal: O Limite disponível = Limite de crédito - Valor da fatura no mês;
Limite indefinido: O Limite disponível indefinido.
Definir também os parâmetros da fatura, informando o dia de vencimento, a data de vencimento da primeira fatura em aberto no sistema, a quantidade de dias antes do vencimento em que a fatura será fechada, o saldo remanescente da fatura anterior, que será o saldo inicial do cartão, e a conta onde será gerado o lançamento de prévia da fatura.
Por fim, informar o nome do titular do cartão e dos cartões adicionais, caso existam.
Após cadastrar o cartão, é preciso lançar todas as despesas para compor o saldo final da primeira fatura em aberto, na tela de cartões de crédito, abaixo.
A tela cartões de crédito exibe todos os lançamentos e o resumo da fatura mensal. Permite incluir, gerenciar e realizar ações em lote sobre os lançamentos.
A tela tem do lado esquerdo o painel de navegação para a fatura desejada um resumo completo da fatura, além de informações do limite e os botões para "FECHAR FATURA" e "LANÇAR PAGAMENTO" . Do lado direito fica o painel dos lançamentos, que tem um barra de topo, onde é possível filtrar os lançamentos, configurar o formato de exibição e imprimir o conteúdo da fatura.
Cartões de crédito

Conciliação da fatura

No botão de adicionar existe também a opção de importar a fatura, a partir de arquivos nos formatos OFX /OFC ou planilha Excel.
A primeira fase do processo é a conciliação, onde os lançamentos importados do arquivo são associados aos lançamentos existentes na fatura do sistema. Caso o valor e a data sejam os mesmos, a associação é sugerida automaticamente, caso contrário é necessário realizar a associação conforme imagem abaixo:
Conciliação de fatura de cartão
Após realizar todas as associações possíveis, é necessário clicar no botão "CONCILIAR MARCADOS E INICIAR IMPORTAÇÃO", para concluir a primeira fase.
Os lançamentos não associados na primeira fase poderão ser transferidos para o processo de importação.
Last modified 6mo ago
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