Integração Contábil
Configurar plano de contas e exportar a movimentação financeira para seu sistema contábil.
Last updated
Configurar plano de contas e exportar a movimentação financeira para seu sistema contábil.
Last updated
A partir do plano Empresarial 2, é possível configurar o plano de contas do seu sistema contábil e facilmente relacionar as contas contábeis às categorias, contas e centros do Meu Dinheiro, de forma a gerar um arquivo com a movimentação financeira para a importação no sistema de contabilidade.
Para isto, basta acessar a opção integração contábil no menu principal do sistema, conforme imagem abaixo.
O primeiro passo para integrar o Meu Dinheiro com o sistema contábil é importar e configurar o plano de contas do sistema de contabilidade. Esta configuração consiste em vincular as contas contábeis do plano de contas às Categorias e Contas do Meu Dinheiro. Sendo possível vincular uma mesma categoria ou conta do MD a mais de uma conta contábil do plano de contas para Centros de custos diferentes.
Para iniciar o processo é preciso baixar o modelo de planilha (.csv) na tela inicial do processo de integração contábil, conforme imagem abaixo.
A planilha de modelo abaixo deve ser aberta em um editor de csv. Obs.: O arquivo modelo é separado por ponto e vírgula (;). Logo é importante que o leitor utilizado utilize este padrão (Excel) ou seja configurado para aceitá-lo (Ex. Google Planilhas).
Os dados originais do modelo são apenas de exemplo e devem ser substituídos pelas contas do plano de contas do sistema da contabilidade e Categorias, Contas e Centros da conta do usuário.
As colunas E e F da planilha devem ser preenchidas com o código e a descrição das contas contábeis no sistema de contabilidade;
As colunas A e B devem ser preenchidas com as categorias e subcategorias do Meu Dinheiro que serão vinculadas às contas contábeis da coluna E. É importante preencher sempre as colunas A e B com nomes de categorias e subcategorias válidas no Meu Dinheiro.
A colunas C deve ser preenchida com as contas do Meu Dinheiro que serão vinculadas às contas contábeis da coluna E. É importante preencher sempre a colunas C com nomes de contas válidas no Meu Dinheiro.
A colunas D pode ser preenchida com centros, sempre que desejar vincular uma mesma categoria e subcategoria (colunas A e B) ou conta (colunas C) a contas contábeis (coluna E) distintas. É importante preencher a colunas D com nomes de centros válidos no Meu Dinheiro.
Apenas os lançamentos financeiros associados a categorias e contas vinculadas a uma conta contábil do plano de contas serão exportadas no processo de integração.
Após a importação da planilha inicial de configuração do plano de contas, a tela abaixo é exibida, mostrando todas as contas e as vinculações com as Categorias, Contas e Centros do Meu Dinheiro.
Nesta tela é possível adicionar novas contas contábeis, excluir e editar as contas contábeis existentes, bem como alterar manualmente os vínculos das contas com as Categorias e Contas do Meu Dinheiro.
Após concluir a configuração do plano de contas contábeis é possível exportar a movimentação financeira, gerando um arquivo .csv que deverá ser importado no sistema da contabilidade.
O processo de exportar a movimentação financeira gera um arquivo .csv, com os campos separados por ponto e vírgula (;) , conforme exemplos abaixo.
Para melhor entendimento, vamos considerar o seguinte cenário:
Plano de contas exemplo.
Movimentações financeiras a exportar, conforme demonstrativo abaixo, onde a compra de material de escritório e a venda de serviço têm data de competência em março/2024 e foram pagas ou recebidas em 29/03, 22/04 e 22/05/2024.
Foram gerados os arquivos abaixo, para os meses de março/2024 e abril/2024.
Nos exemplos acima é possível notar que na data de competência dos lançamentos foram gerados lançamentos contábeis utilizando as contantes "CP" e "CR", para indicar que, na competência, os lançamentos foram contabilizados no "Contas a Pagar" e "Contas a Receber" com contrapartida nas contas contábeis vinculadas às categorias de despesa ou receita dos lançamentos.
Posteriormente, no recebimento/pagamento efetivo dos lançamentos é que os mesmos foram contabilizados nas contas contábeis vinculadas às contas correntes do lançamentos, com contrapartida em "CP" e "CR", ajustando estas contas na contabilidade.