Balanço Patrimonial

Balanço e evolução patrimonial

O balanço patrimonial tem por finalidade apresentar a posição financeira e econômica em um determinado mês, representando uma posição estática da situação patrimonial do negócio naquele momento.

O Balanço Patrimonial apresenta a posição detalhada, conforme imagem abaixo.

Sendo:

ATIVO: Bens e direitos;

PASSIVO: Dívidas com terceiros e obrigações

Patrimônio líquido: Capital social e Resultados acumulados até a data.

O que vai indicar se o saldo de uma conta pertence ao Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido é o tipo definido no momento da sua criação no Cadastro de Contas.

A posição de um determinado mês é apurada no último dia do mês, quando no passado ou no dia anterior a data de hoje, quando é apresentado o mês corrente.

Vale ressaltar que os ativos financeiros controlados pelo módulo de investimentos terão seus valores atualizados automaticamente, conforme sua posição na carteira na data de apresentação do BP.

Despesas e receitas a pagar e receber em até 36 meses

Além dos saldos das contas e posição dos ativos no final de cada mês, o ativo e passivo do BP é composto pelas receitas a receber e as despesas a pagar em até 36 meses, que são apuradas conforme regras abaixo:

Despesas a pagar em até 36 meses em determinado mês

Soma de todos os lançamentos de despesas fixas reconhecidas, despesas únicas não vinculadas a operações de investimento e despesas parceladas cuja data de vencimento esteja num período de até 35 meses à frente do mês de referência.

Receitas a receber em até 36 meses em determinado mês

Soma de todos os lançamentos de receitas fixas reconhecidas, receitas únicas não vinculadas a operações de investimento e receitas parceladas cuja data de vencimento esteja num período de até 35 meses à frente do mês de referência.

Sendo que:

  1. São considerados apenas os lançamentos com data de competência menor ou igual ao final do mês de referência, que ainda não estejam confirmados ou com data de confirmação maior que último dia do mês de referência;

  2. Caso a data de competência não seja utilizada pelo usuário, o sistema utiliza a data de caixa prevista como data de competência;

  3. No caso de lançamentos detalhados, apenas os itens de receitas e despesas são considerados na apuração;

  4. Não são considerados os lançamentos vinculados a contas de cartões de crédito;

  5. Não são considerados os lançamentos vinculados a uma conta marcada para ser desconsiderada no BP;

  6. Este recurso pode ser desabilitado do BP nas configurações do relatório, conforme imagem abaixo.

É possível ainda acessar a aba de Evolução que mostra a evolução do Patrimônio líquido de um período de meses ou anos em Reais (R$), Reais(R$) descontado o IPCA e em Dólar (U$), bem como sua evolução percentual, conforme imagem abaixo.

Last updated

Was this helpful?