Tipos de lançamentos

Os lançamentos financeiros podem ser de 4 tipos:

Receitas - São as entradas de recursos provenientes da venda de mercadorias, prestação de serviços, recebimento de salário ou quaisquer outros recebimentos que afetem positivamente o balanço financeiro e patrimonial;

Despesas - São as saídas de recursos como: despesas com salários, água, luz, telefone, impostos, etc, que afetem negativamente o balanço financeiro e patrimonial;

As despesas e receitas devem estar associadas a uma conta de origem ou destino do recurso e classificadas de acordo com a categoria mais adequada para a apuração de resultados. Elas podem ser associadas ainda a centros, contatos, projetos e formas de pagamento, conforme sua necessidade.

Transferências - São movimentações financeiras que não afetam o balanço financeiro e patrimonial. Por exemplo: Um saque de uma conta bancária deve ser registrado como uma transferência da conta corrente para uma conta carteira ou caixa pequeno.

Lançamentos detalhados - São lançamentos cujo o valor pode ser dividido em um conjunto de receitas, despesas e transferências, que podem pertencer a categorias, centros, contatos ou projetos diferentes e geram apenas uma entrada ou saída em uma determinada conta.

Conforme o tipo de conta a que estão associados, os lançamentos financeiros são classificados também como lançamentos comuns ou lançamentos de cartão de crédito.