Contas
Cadastro de Contas de Investimentos e Patrimoniais
Last updated
Cadastro de Contas de Investimentos e Patrimoniais
Last updated
Tipos de contas
Conta é o nome técnico que identifica cada componente do patrimônio do usuário. As contas são representação dos bens e dos direitos (Ativo) e das obrigações (Passivo) que compõem o balanço patrimonial.
No módulo de investimentos do Meu Dinheiro, elas podem ser de 4 tipos a saber:
Conta corrente: Além de identificar as instituições financeiras (Bancos e corretoras) às quais estão vinculadas as operações de investimento, permitem o controle da movimentação financeira e do saldo disponível para aplicação;
Carteira de ativos: São contas semelhantes a uma conta corrente, mas que podem não estar vinculadas a uma instituição financeira, por exemplo para controle de ativos como jóias, imóveis, etc.
Conta de poupança: São contas bancárias do tipo poupança, que são tratadas como ativos do tipo poupança;
Outros: São outros tipo de contas para compor controle patrimonial ou a carteira de investimentos como um ativo, como no exemplo abaixo:
A opção de classificar a conta do tipo outros na carteira de investimentos, significa que a conta vai ser tratada como um ativo do tipo escolhido, conforme imagem abaixo. Esta opção de criar ativo como conta implica na necessidade de atualização manual do saldo da conta/ativo, através lançamento de operações financeiras vinculadas à mesma, principalmente para contas/ativos que não tenham indexadores vinculados, como alguns fundos de investimentos, títulos de capitalização e previdência privada.
A tela de cadastro de contas exibe todas as contas cadastradas e permite o gerenciamento e a inclusão de uma nova conta, conforme imagem abaixo.
Para contas do tipo correntes e carteira de ativos é possível definir uma posição inicial para controle da carteira de investimentos vinculada à conta, evitando a necessidade de se incluir todo o histórico de operações.
Neste caso é importante que os preços médios das posições informadas já estejam considerando os custos operacionais das operações, pois esta informação é importante para o cálculo preciso da rentabilidade e, principalmente para apuração correta do imposto de renda a pagar, quando ocorrer a venda de um ativo;