Outras moedas
Para que serve a moeda padrão de sistema?
Para definir a moeda principal com a qual você deseja operar o módulo financeiro do Meu Dinheiro.
Esta definição pode ser feita no momento da criação da conta de usuário ou acessando as configurações da conta e plano, conforme imagens abaixo:
O uso de moeda padrão diferente do R$ está disponível para todos os planos sem nenhum custo adicional, desde que o sistema seja utilizado apenas nesta moeda.
Por exemplo, se você mora nos EUA e quer utilizar o MD em US$, basta você definir o US$ como moeda padrão do sistema.
O recursos de meta de orçamento e de economia estão disponíveis somente para a moeda padrão do sistema. Ou seja, receitas e despesas vinculadas a contas em moeda diferente da moeda padrão não serão consideradas na apuração dos resultados das metas e não é possível criar metas de economia vinculadas a outras moedas diferente da moeda padrão.
Já uso o Meu Dinheiro, mas moro em outro país. Como faço para utilizar em outra moeda?
Você deve acessar as configurações da conta e plano e alterar a moeda padrão de sistema.
O sistema dá suporte a contas em R$, US$, Euro (€) e diversas outras moedas. Caso a moeda desejada ainda não esteja disponível, entre em contato com o nosso suporte. Novas moedas podem ser disponibilizadas de acordo com a necessidade dos usuários e viabilidade técnica, através de solicitação ao suporte.
Este recurso está disponível para todos os planos sem nenhum custo adicional.
Posso utilizar o controle financeiro em moedas estrangeiras?
Sim. O Meu Dinheiro dá suporte a contas em R$, US$, Euro (€) e outras algumas outras moedas.
Se você utiliza apenas uma moeda (Exemplo: Você mora nos EUA e quer utilizar o MD em US$)
Definida a moeda padrão do sistema na moeda desejada. Esta definição pode ser feita no momento da criação da conta de usuário ou acessando as configurações da conta e plano de alterando a moeda padrão; Este recurso está disponível para todos os planos sem nenhum custo adicional.
Se você utiliza contas em mais de uma moeda
Você pode Criar contas em quaisquer das moedas suportadas pelo sistema. Para isto, é necessário que o plano contratado de suporte a contas em outras moedas, conforme definições abaixo:
Planos para Pessoas físicas:
Gratuito - Até duas contas na moeda padrão do sistema;
Pessoal - Contas ilimitadas na moeda padrão do sistema;
Profissional - Contas ilimitadas na moeda padrão do sistema e 1 conta em outra moeda;
Família - Contas ilimitadas na moeda padrão do sistema e até 3 contas em outras moedas;
Planos para Empresas:
Gratuito - Até duas contas na moeda padrão do sistema;
Empresarial 1 - Contas ilimitadas na moeda padrão do sistema;
Empresarial 2 - Contas ilimitadas na moeda padrão do sistema e 1 conta em outra moeda;
Empresarial 3 - Contas ilimitadas na moeda padrão do sistema e até 3 contas em outras moedas;
OBS.: É possível contratar o suporte a mais contas em outras moedas como recurso adicional, em qualquer plano pago.
Como o sistema funciona caso eu tenha contas em duas ou mais moedas?
As telas e relatórios serão apresentados apenas em uma moeda de cada vez, sendo necessário alternar de moeda para que sejam considerados os lançamentos vinculados às contas desta outra moeda. Por exemplo, na Visão geral, para alternar entre moedas é necessário utilizar o seletor de moedas no topo, conforme imagens abaixo:
Nas telas de extrato e cartão é possível acessar qualquer conta independente da moeda;
O recursos de meta de orçamento e de economia estão disponíveis somente para a moeda padrão do sistema. Ou seja, receitas e despesas vinculadas a contas em moeda diferente da moeda padrão não serão consideradas na apuração dos resultados das metas e não é possível criar metas de economia vinculadas a outras moedas diferente da moeda padrão. Nestas telas, no local do selector de moedas do item anterior, é exibido apenas o ícone da moeda padrão adotada pelo usuário.
A opção de Carnê leão está disponível apenas para BRL R$, ou seja, apenas lançamentos vinculados a contas em R$ são considerados na apuração, já que o programa da receita aceita informações apenas em R$.
Na transferência entre contas em moedas diferentes será necessário informar o valor de saída da conta origem na moeda desta conta e o valor de entrada na conta destino convertido para a moeda desta conta. Exemplo:
Posso controlar investimentos em moedas estrangeiras no Meu Dinheiro?
Sim. Desde que o seu plano permita a inclusão de contas em mais de uma moeda. O Meu Dinheiro dá suporte a contas em R$, US$, Euro (€) e outras algumas outras moedas.
Os ativos disponíveis são: Stocks/REITs e ETFs Americanos com negociação na Nasdaq e NYSE, criptomoedas em US$, além de Imóveis e outros ativos em quaisquer das moedas suportadas pelo sistema.
Os demais ativos do sistema estarão disponíveis apenas para operação em contas em R$.
Os dividendos e splits dos Stocks/REITs estão disponíveis para importação da mesma forma que os eventos corporativos dos ativos B3.
Em relação ao Imposto de Renda existe um relatório para apuração do ganho de capital com Stocks/REITs e ETFs Americanos de forma a apoiar o preenchimento dos programas GCAP e Declaração anual da Receita Federal.
A importação de notas de corretagem está disponível para as principais corretoras que permitem operar a partir do Brasil como, por exemplo: Avenue, Ameritrade, Passfolio e Tastyworks;
A Carteira pode ser visualizada na moeda escolhida pelo usuário. Desta forma, todos os ativos vinculados a contas em moedas diferentes da moeda escolhidas serão convertidos para a moeda de apresentação pela última cotação de compra disponível.
O relatório de resultados da carteira é segregado por moeda;
OBS.:
Plano Investimentos (Usuários apenas o módulo de investimentos)
Contas ilimitadas na moeda padrão do sistema; Neste caso, como cortesia para os assinantes atuais, será permitida a criação de 1 conta em outra moeda até o final da assinatura atual;
OBS.: É possível contratar o suporte a mais contas em outras moedas como recurso adicional, em qualquer plano pago.
Posso usar moedas estrangeiras nos APPs Android e IOS?
Inicialmente, alguns painéis da visão geral estarão disponíveis apenas na moeda padrão de sistema e a posição dos investimentos estará disponível apenas em R$;
O suporte completo a contas em outras moedas será disponibilizado na nova versão do APP Android, prevista para o primeiro trimestre/21;
O suporte completo a contas em outras moedas no APP IOS está previsto para o segundo trimestre/21;
Last updated